Empresa de consultoria empresarial: 7 dicas para escolher
Se você está pensando em contratar uma empresa de consultoria empresarial, já deve ter percebido que esta não é uma tarefa muito fácil. Afinal, existem muitos fatores que precisam ser considerados na hora da escolha.
No entanto, você já sabe que contar com uma empresa de consultoria empresarial de qualidade pode fazer uma enorme diferença para o futuro do seu negócio, evitando problemas e eliminando gastos desnecessários.
Então, para te ajudar a fazer a melhor escolha, apresentamos 7 dicas para você escolher a sua empresa de consultoria empresarial. Confira e bons negócios!
1. Encontre uma empresa de consultoria empresarial que compartilhe os valores da sua empresa
Você irá encontrar diversos estilos e perfis de empresas de consultoria empresarial. Por isso, é importante além de conhecer seus clientes, a experiência da equipe, os casos de sucesso, etc, buscar um parceiro que tenha afinidades com a sua empresa, que reflita e compartilhe dos seus valores e sua cultura organizacional.
Com a empresa de consultoria certa e alinhada com seus valores, seu negócio cresce rápido, e o mais importante, na direção que você deseja.
2. Procure por um consultor sincero, simples e objetivo
O seu consultor deve ser sincero sempre. Você não contratou uma empresa de consultoria empresarial para receber elogios. E ela deve apontar os erros e problemas da gestão, fazendo você sair da zona de conforto.
Um bom consultor precisa também ser simples e objetivo, do tipo que não dificulta os processos, que transforme o complexo em simples, trazendo de forma objetiva soluções práticas e acima de tudo, viáveis.
E por falar em soluções práticas, fique de olho nas ferramentas utilizadas pela empresa de consultoria empresarial, tais como softwares e plataformas. Elas ajudam a otimizar o trabalho e tornam tudo mais simples.
3. Certifique-se de que a empresa de consultoria empresarial tem expertise na área
É fundamental que a empresa de consultoria empresarial que você escolher, tenha experiência na área de atuação de sua empresa ou nos desafios que o seu negócio enfrenta.
Por exemplo, se seu objetivo é reduzir custos, é importante que a consultoria contratada tenha programas específicos para esse fim. Ou, se você precisa de uma consultoria para hotéis, procure empresas que já tenha obtido sucesso com consultoria nesse segmento.
No mais, você deve verificar o número de horas de atendimento já prestado pela consultoria. Isso traz maior segurança e garantia de que o trabalho será satisfatório. E não deixe também de conversar com clientes e ex-clientes para entender como a empresa funciona, seus pontos positivos e negativos.
4. Desconfie de preços baixos e soluções milagrosas
No mundo dos negócios não existem milagres, então porque esperar um de uma consultoria? Portanto, não acredite em soluções fáceis por um valor baixo.
Consultoria exige trabalho sério, profissionais comprometidos e capacitados, e tudo isso, custa dinheiro.
E, ao pagar um preço justo, você saberá que pode contar a dedicação exclusiva, e com um atendimento focado nas necessidades e desafios do seu negócio.
5. Saiba quem vai executar o seu projeto
Você deve conhecer o sênior que será o responsável por atender a sua empresa.
É muito comum, principalmente em grandes empresas de consultoria empresarial, acontecer que quem executa o projeto não ser a pessoa que você imaginava ou desejava.
Portanto, é fundamental que fique claro quem irá conduzir o seu projeto. Evitando assim, frustrações e favorecendo uma melhor comunicação entre as empresas.
6. Leve em consideração a logística da empresa de consultoria empresarial
Um fator nem sempre levado em consideração na hora de contratar uma empresa de consultoria empresarial é a localização.
Na dúvida entre duas ou mais empresas, escolha aquela que é melhor localizada e de fácil acesso.
Você precisará se reunir com frequência com os consultores, e a facilidade poderá beneficiar ambas as partes.
Uma consultoria próxima da sua sede fará com que a locomoção fique mais barata e rápida. Facilitando assim, o relacionamento com os consultores.
7. Não tome decisões precipitadas
Por fim, não tome decisões precipitadas. Escolha com calma a sua empresa de consultoria empresarial.
Muitos fatores devem ser analisados e uma escolha equivocada pode custar tempo e dinheiro.
Por isso, só contrate quando tiver certeza que aquela consultoria é perfeita para você e para o seu negócio. Certifique-se de que ela é capaz de oferecer tudo que é necessário para o crescimento saudável da sua empresa.
E não deixe de conversar conosco, somos uma empresa de consultoria empresarial com mais de 40 anos de experiência em pequenas e médias empresas. Entre em contato e agende uma visita!